terça-feira, 3 de julho de 2012

Rochas Sedimentares

Posted by Luiz R. on 03:39

Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois são as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais:

  • pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas;
  • pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas; e
  • pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.

As rochas sedimentares podem ser:
  • Consolidadas - se os detritos apresentam-se ligados por um cimento, como é o caso das brechas; ou
  • Não consolidadas - se os detritos não estão ligados entre si, como no caso das dunas.



Formação

As rochas sedimentares são formadas a partir da pressão exercida sobre as partículas de sedimentos carregados e depositados pela ação do ar (vento), gelo ou água. Conforme os sedimentos se acumulam, eles vão sofrendo cada vez mais pressão, se solidificando, num processo conhecido como litificação (formação rochosa) e os fluidos originais acabam sendo "expulsos".
Estas rochas podem ser formadas por:
  • Minerais herdados - minerais que provêem directamente de rochas pré-existentes;
  • Minerais de neoformação - minerais novos formados devido a fenómenos de transformações químicas ou de precipitações de soluções;
  • Partes de seres vivos - Por exemplo: conchas e fragmentos de corais.
Rochas sedimentares contêm informações importantes sobre a história da Terra, como por exemplo, os fósseis, os restos preservados de antigas plantas e animais. A composição dos sedimentos nos fornecem pistas sobre a rocha original. As diferenças entre as sucessivas camadas indicam mudanças de ambiente que ocorreram ao longo do tempo. Rochas sedimentares podem conter fósseis porque, ao contrário da maioria das rochas ígneas e metamórficas, elas se formam a temperaturas e pressões que não destroem os restos fósseis.
As rochas sedimentares cobrem os continentes da crosta terrestre extensivamente, mas a contribuição total das rochas sedimentares estima-se que seja de apenas cinco por cento do total. Dessa forma, vemos que as seqüências sedimentares representam apenas uma fina camada de uma crosta composta essencialmente de rochas ígneas e metamórficas.

Classificação

Rochas Sedimentares Clásticas

Rochas sedimentares clásticas são compostas por fragmentos de materiais derivados de outras rochas. São compostas basicamente por sílica (ex: quartzo), com outros minerais comuns, como feldspato, anfibólios, minerais argilosos e raramente alguns minerais ígneos mais exóticos.
A classificação das rochas sedimentares clásticas é complexo, porque há muitas variáveis envolvidas. A granulometria (tanto o tamanho médio, como a gama de tamanhos de partículas), a composição das partículas, do cimento e da matriz (o nome dado às pequenas partículas presentes nos espaços entre os grãos maiores) são tomadas em consideração. Em relação à granulometria, pode dizer-se que, por exemplo, o xisto pertence ao grupo com partículas mais finas, os arenitos com partículas de tamanho intermédio, e os conglomerados formados por partículas maiores.
Os xistos, que consistem em grãos de quartzo e feldspato muito finos, geralmente são mais classificadas com base na composição e nas camadas.
Todas as rochas desintegram-se lentamente como um resultado da meteorização mecânica e química intemperismo.

Mecânica intempérica

É a repartição de rocha em partículas sem produzir alterações na composição química dos minerais na rocha. Gelo é o mais importante agente de meteorização mecânica. Água percolates em fendas e fissuras na rocha, congela, e se expande. A força exercida pela expansão é suficiente para ampliar rachaduras e cortar pedaços de rocha. Aquecimento e resfriamento da rocha, e da consequente expansão e contração, também auxilia no processo. Mecânica intemperismo contribui ainda mais para a desagregação da rocha, aumentando a superfície exposta a agentes químicos.

Meteorização química

É a desagregação da rocha por reação química. Neste processo os minerais no interior da rocha são alterados em partículas que pode ser facilmente levado. Ar e água estão ambos envolvidos em muitas reações químicas complexas. Os minerais em rochas ígneas pode ser instável sob condições atmosféricas normais, aquelas formadas em altas temperaturas a ser atacada mais facilmente do que aqueles que formaram a temperaturas mais baixas. Rochas ígneas são comumente atacadas por água, em particular soluções ácidas ou alcalinas, e todas as rochas ígneas comuns formando minerais (com excepção do quartzo, o que é muito resistente) são alteradas por esta via em argila e produtos químicos em solução.
Partículas sob a forma de argila, silte, areia e cascalho, são transportados pelos agentes de erosão (geralmente água, e, menos freqüentemente por gelo e vento) para novas localizações e redeposited em camadas, geralmente em uma menor elevação.
Estes agentes reduzem o tamanho das partículas e, em seguida, depositá-los em novos locais. Os sedimentos caíram córregos e rios formam aluvial fãs, planícies de inundação, e deltas, assim como contribuir para os depósitos no fundo dos lagos e do mar. O vento pode deslocar grandes quantidades de areia e outras partículas menores. Geleiras transporte e depósito de grandes quantidades de material rochoso.
Estas partículas depositadas eventualmente tornar-se compactado e cimentado juntos, formando rochas sedimentares clásticos. Essas rochas contêm minerais inertes que são resistentes à degradação química e mecânica, como quartzo, zircão, rutilo e magnetita. Quartz é um dos mais resistentes mecanicamente e quimicamente minerais.

Rochas sedimentares biogénicas

Rochas sedimentares biogénicas são formadas por materiais gerados por organismos vivos, como corais, moluscos e foraminíferos, que cobrem o fundo do oceano com camadas de calcita que podem mais tarde formar calcários. Outros exemplos incluem os estromatólitos, e o sílex encontrado em nódulos em giz (que é em si uma rocha sedimentar biogênica, uma forma de calcário).

Precipitados rochas sedimentares

Precipitado rochas sedimentares se formam quando soluções minerais, tais como a água do mar que se evapora. Exemplos incluem o calcário mineral calcite o evaporite minerais halito e gesso.

Outras informações

Rochas sedimentares são economicamente importantes na medida em que podem ser utilizados como material construção. Além disso, muitas vezes formam rochas sedimentares porosas e permeáveis reservatórios em bacias sedimentares em que petróleo e outros hidrocarbonetos podem ser encontrados.
Acredita-se que os níveis relativamente baixos de emissões de dióxido de carbono na atmosfera da Terra, em comparação com a de Vênus, é devido a grandes quantidades de carbono sendo preso em calcário e dolomite camadas sedimentares. O fluxo de carbono a partir de sedimentos marinhos erosada depósitos é conhecido como o ciclo do carbono.
A forma das partículas em rochas sedimentares tem um efeito importante sobre a capacidade de microrganismos para colonizar eles. Esta interacção é estudada na ciência da geomicrobiologia. Uma medida da forma dessas partículas é o fator cilindricidade, também conhecido como o número Krumbein, do nome do geólogo que o propôs.

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Procurar