domingo, 20 de dezembro de 2009

Como criar imagens com fundo transparente

Posted by Luiz R. on 08:44


É muito fácil criar imagens com fundo transparente. Se você possui um deste programas, é possível sem problemas criar a tal imagem: Photoshop, Fireworks, Corel Photo-paint, etc. porém, sem esses programas, é quase impossível fazer uma imagem recortada com o fundo transparente; o máximo que você conseguirá fazer é deixá-lo branco.

Com o Photoshop:

1 - Abra o programa Photoshop.
2 - Abra a imagem que deseja deixar o fundo transparente com o programa clicando em Arquivo/ Abrir (File/ Open).
3 - Com a ferramenta Laço Poligonal , vamos contornar a área que desejamos que seja transparente. Note que essa ferramenta desenha com linhas retas, para que você tenha um bom resultado, aplique um zoom e tente detalhar durante o contorno.
4 - Contorne toda a área, percebendo que você deve terminar onde começou a contornar, para que feche o contorno. Após fechar, delete essa área.
5 - Pressione as teclas CTRL + A para selecionar todo o desenho [ou vá em Selecionar/ Tudo]. Copie com CTRL + C [ou vá em Editar/ Copiar].
6 - Crie um novo documento, mas tome cuidado com as configurações à seguir:
Ao criar o novo documento, como você já copiou a imagem com o recorte, ele mantém as medidas exatas da imagem através da Largura e Altura, portanto, não modifique nada. Apenas selecione o ultimo campo, Conteúdo, modificando para TRANSPARENTE.

7 - Clique em Ok e cole [CTRL + V] a imagem dentro da janela em branco que apareceu.
8 - Agora, com outra ferramenta, a Varinha Mágina clique uma vez sobre a área em branco que você recortou e pressione DELETE para excluí-la.
9 - Vá em Arquivo/ Salvar Como. Defina um nome para o seu arquivo e ATENÇÃO, escolha o formato PNG. Clique em Salvar. Na janelinha que se abriu, selecione Nenhuma e Ok.

Pronto. A imagem está recortada com fundo transparente.

E no Fireworks e Corel Photo-pait?
É o mesmo procedimento, porém com algumas diferenças, mas a forma de fazer é a mesma.

Dicas ao Salvar com fundo transparente:
GIF - para arquivos simples com poucas cores e poucas definições, geralmente ícones, botões, etc.
PNG - Para arquivos de boa resolução e muitas cores. Geralmente usa-se para incluir em outros aplicativos e finalizar um trabalho em outros formatos, como o Corel Draw por exemplo.
EPS - Para arquivos de alta resolução. Este formato permite ser editado por programas como o Corel Draw, Fireworks, Ilustrator.

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Procurar