domingo, 20 de dezembro de 2009

Photoshop - Efeito fumaça

Posted by Luiz R. on 08:38


A complexidade e a variedade encontradas em efeitos de fumaça proporcionam um extraordinário grau de liberdade artística sem comprometer o realismo. Tendo dito isso, se você planeja incorporar esse efeito à sua obra, vale a pena estudar a aparência da fumaça no mundo real. Existe uma lógica na maneira como a fumaça se desenrola.

Ela é mais estreita e vigorosa quando está próxima à sua fonte e mais difusa e tranqüila quando está mais distante. Ela se expande, se enrola e fica deformada em arcos ondulantes, raramente formando uma curva estreita. Embora possa se deslocar rápida ou lentamente, ela raramente segue uma direção descendente, movimentando-se geralmente para cima. Acho impressionante que algo tão complexo possa ser tão facilmente desenhado à mão, utilizando o Photoshop.




1. Como desenhar e distorcer uma linha.
Começando com uma camada de Plano de Fundo preenchida com preto, utilize o Pincel para pintar uma linha branca em uma nova camada de um Conjunto de Camadas denominado Fumaça. Em seguida, distorça essa linha. Utilize a Ferramenta Borrar para transferir, pressionar, torcer ou girar partes da linha branca até obter o efeito desejado. Quanto mais a linha for distorcida, mais borrada ela ficará. Utilize o Pincel do Histórico para desfazer seletivamente algumas áreas distorcidas conforme desejar.

2. Como refinar o efeito.
Utilize Dissolver (Filtro > Dissolver) para criar mais distorções. Ao contrário da Ferramenta Borrar, Dissolver não gerará um desfoque com distorção. Utilize a Ferramenta Reconstruir de Dissolver para desfazer distorções seletivamente. Ao contrário do uso do Pincel do Histórico, a Ferramenta Reconstruir permite selecionar um estado de transição entre não distorcido e totalmente distorcido.

3. Como criar um efeito mais complexo.
Repita essa operação quantas vezes desejar, mantendo elementos separados em camadas distintas.

4. Como reposicionar os elementos.
Utilize a Ferramenta Mover para reposicionar elementos selecionados. Utilize a Transformação Livre (Editar > Transformação Livre) para redimensionar ou distorcer elementos selecionados.

5. Como criar um halo.
Desative a Camada de Plano de Fundo. Crie uma nova camada e coloque-a na parte inferior do Conjunto de Camadas Fumaça. Mantenha as teclas Option + Command (Mac OS) ou Control + Alt (Windows) pressionadas e selecione Mesclar Camadas Visíveis. Essa ação copia todas as informações visíveis de várias camadas para a camada indicada, sem achatar a imagem. Utilize o filtro Desfoque Gaussiano para borrar essa camada. Reduza a sua opacidade conforme desejar. Se necessário, repita essa operação.

6. Como adicionar ruído (opcional).
Na parte superior do Conjunto de Camadas Fumaça, crie uma nova camada preenchida com 50% de cinza, defina-a para o modo Sobrepor e filtre-a com Ruído ou Granulado. Reduza a Opacidade e a Saturação conforme desejar.

7. Como importar o efeito para um novo destino.
Arraste e solte o Conjunto de Camadas Fumaça em um novo destino. Modifique a posição e a opacidade conforme desejar. Talvez seja necessário aplicar mais distorções. Os elementos em um único Conjunto de Camadas podem ser misturados e recombinados para criar vários efeitos que apresentam aparências variadas.

8. Conclusão.
Para acrescentar mais realismo, é possível combinar esses efeitos com fotografias de fumaça. Qualquer arquivo com uma fumaça fotografada em um plano de fundo preto pode gerar rapidamente ainda mais um elemento (apesar de ser um elemento com um grande nível de complexidade) para o seu efeito final. Começando com a fotografia, carregue qualquer um dos seus canais como uma seleção (clique no ícone de seleção da paleta Canais). Utilizando qualquer
ferramenta de seleção, arraste e solte a seleção resultante em um destino desejado, crie uma nova camada, adicione uma Máscara de Camada e preencha essa camada com branco. Redimensione e distorça essa máscara de camada e reduza a sua opacidade.

Faça quantas modificações desejar, sem perder o efeito real da fumaça.

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Procurar