Uma das principais diferenças entre o Actionscript 3.0 e as versões anteriores, é que antes existiam diversas opções de onde colocar os códigos - por exemplo: timelines, movieclips, botões, arquivos de Actionscript externo e classes. Enquanto que o Actionscript 3.0 é totalmente baseado em classes, onde os códigos são colocados em métodos (funções) da classe.
Packages (pacotes)
A partir do AS3, a classe inicia-se com a instrução package, que é usado para especificar o pacote da classe. Observe a diferença entre as versões nos exemplos abaixo:
ActionScript 2.0:
class mx.transitions.Tween {
}
ActionScript 3.0:
package mx.transitions {
class Tween {
}
}
Apenas uma classe pública é permitida por classe. Outras classes podem ser declaradas no mesmo arquivo, mas apenas uma pode ser pública.
Quando se omite o packge, a classe e definida por padrão como top-level.
package {
class Exemplo {
}
}
Hello World
Vamos começar com o velho “Hello World”.
Os códigos podem ser testados no Debug do Flex ou no Adobe Flash 9 Public Alpha.
No Flash 9, no inspetor de propriedades em “Document class:” coloque o nome da classe a ser executada.
package {
import flash.display.Sprite;
public class saudacao extends Sprite {
}
}
No script acima, foi criado a classe de nome “saudacao”, portanto, salve o arquivo AS da classe como “saudacao.as”. A classe “saudacao” será uma subclasse da classe Sprite (superclasse), que foi importada na segunda linha.
A classe “saudacao” herdará os métodos e propriedades da classe Sprite - a classe Sprite é semelhante a classe MovieClip, mas não possui uma timeline.
Agora basta criar a função construtora que iniciará a classe, o nome da função construtora deve ter exatamente o mesmo nome da classe (saudacao).
package {
import flash.display.Sprite;
public class saudacao extends Sprite {
public function saudacao()
{
trace("Hello World! Actionscript 3.0.");
}
}
}
Ao testar a classe acima deve ser exibido na janela Output a mensagem “Hello World! Actionscript 3.0.”.
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