domingo, 20 de dezembro de 2009

Primeiros Passos Sobre ActionScript 3.0

Posted by Luiz R. on 21:06

Uma das principais diferenças entre o Actionscript 3.0 e as versões anteriores, é que antes existiam diversas opções de onde colocar os códigos - por exemplo: timelines, movieclips, botões, arquivos de Actionscript externo e classes. Enquanto que o Actionscript 3.0 é totalmente baseado em classes, onde os códigos são colocados em métodos (funções) da classe.

Packages (pacotes)

A partir do AS3, a classe inicia-se com a instrução package, que é usado para especificar o pacote da classe. Observe a diferença entre as versões nos exemplos abaixo:

ActionScript 2.0:

class mx.transitions.Tween {
}

ActionScript 3.0:

package mx.transitions {
class Tween {

}
}

Apenas uma classe pública é permitida por classe. Outras classes podem ser declaradas no mesmo arquivo, mas apenas uma pode ser pública.

Quando se omite o packge, a classe e definida por padrão como top-level.

package {
class Exemplo {

}
}

Hello World

Vamos começar com o velho “Hello World”.

Os códigos podem ser testados no Debug do Flex ou no Adobe Flash 9 Public Alpha.
No Flash 9, no inspetor de propriedades em “Document class:” coloque o nome da classe a ser executada.

package {
import flash.display.Sprite;

public class saudacao extends Sprite {

}
}

No script acima, foi criado a classe de nome “saudacao”, portanto, salve o arquivo AS da classe como “saudacao.as”. A classe “saudacao” será uma subclasse da classe Sprite (superclasse), que foi importada na segunda linha.

A classe “saudacao” herdará os métodos e propriedades da classe Sprite - a classe Sprite é semelhante a classe MovieClip, mas não possui uma timeline.

Agora basta criar a função construtora que iniciará a classe, o nome da função construtora deve ter exatamente o mesmo nome da classe (saudacao).

package {
import flash.display.Sprite;

public class saudacao extends Sprite {
public function saudacao()
{
trace("Hello World! Actionscript 3.0.");
}
}
}

Ao testar a classe acima deve ser exibido na janela Output a mensagem “Hello World! Actionscript 3.0.”.

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Procurar