domingo, 20 de dezembro de 2009

Imagem Bitmap e imagem vetorial

Posted by Luiz R. on 08:41


Existem dois tipos de arquivos fundamentais na computação gráfica: bitmap e Vetorial. Alguns programas mais conhecidos que criam arquivos bitmap (pixel) são: Adobe PhotoShop, Corel Photopaint, Corel Painter, Paint Shop Pro e outros. Já programas que criam arte vetorial (também conhecidos como arte orientada a objeto) são CorelDRAW, Illustrator, Freehand, RealDraw, Xara.

Imagem Bitmap (mapa de bits).

Quando falamos que determinada câmera tira foto com 5 megapixels, estamos falando de DPI (doth per inch - ponto por polegada)(ou PPI - pixel por polegada). Tanto ponto quanto pixel, são os menores elementos que existem em uma imagem.

Por exemplo: No quadro ao lado temos uma imagem (um pingo ampliado) formada através de pontos. Esse quadro possui 20 quadradinhos (pontos) de lado e devem caber dentro de uma polegada (2,54 centímetros). Se multiplicarmos 20 x 20, temos 400. Logo, essa imagem foi tirada através de uma câmera de 400 pixels.

Imagens bitmap são construidas com a formação de quadrados muito pequenos chamados pixel. Na grade de base, cada quadrado representa 1 pixel. O número de pixels determina a resolução do arquivo. O computador registra este arquivo pela gravação da exata localização e cor de cada pixel. O computador não tem idéia que isso é um círculo, somente que é um aglomerado de pequenos pontos.

A imagem é decifrada com as constantes X (horizontal) e Y (vertical), veja o exemplo abaixo. O que forma as sombras e os degradês, são as variações de tonalidade de cada cor.

As variações de tonalidade das cores geram um efeito pixel a pixel da imagem perfeita.
As imagens bitmaps são as únicas que representam perfeitamente a realidade do que foi fotografado.

Esta imagem ao lado é formada por diversos quadradinhos que são chamados pixels. Quando mais você reduzir ou quando mais se afastar da imagem, mais perfeita ela ficará! Note que cada pixel possui uma cor, variando apenas a tonalidade delas fazendo a impressão de volume e profundidade, o que torna a imagem em maior grau de realismo.





Imagem Vetorial

A arte vetorial é diferente do procedimento da criação em pixels individuais, são criados objetos, como por exemplo retângulos e círculos. Mas nada de coordenadas matemáticas, destas formas, o programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap (imagens rastreadas), e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento.

As imagens vetoriais apenas podem ser criadas por programas, como os citados acima, e não representam com legítima definição a aparência real dos objetos, por isso são utilizadas apenas na criação de elementos gráficos e não em fotografias.

Nota: Conhecermos as diferenças entre Bitmap e Vetor são requisitos importantes durante a confecção de um elemento gráfico. Assim não traremos resultados desastrosos ao confundir esse paralelo como sendo uma coisa só.

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Procurar