Existem dois tipos de arquivos fundamentais na computação gráfica: bitmap e Vetorial. Alguns programas mais conhecidos que criam arquivos bitmap (pixel) são: Adobe PhotoShop, Corel Photopaint, Corel Painter, Paint Shop Pro e outros. Já programas que criam arte vetorial (também conhecidos como arte orientada a objeto) são CorelDRAW, Illustrator, Freehand, RealDraw, Xara.
Imagem Bitmap (mapa de bits).
Quando falamos que determinada câmera tira foto com 5 megapixels, estamos falando de DPI (doth per inch - ponto por polegada)(ou PPI - pixel por polegada). Tanto ponto quanto pixel, são os menores elementos que existem em uma imagem.

Imagens bitmap são construidas com a formação de quadrados muito pequenos chamados pixel. Na grade de base, cada quadrado representa 1 pixel. O número de pixels determina a resolução do arquivo. O computador registra este arquivo pela gravação da exata localização e cor de cada pixel. O computador não tem idéia que isso é um círculo, somente que é um aglomerado de pequenos pontos.

As variações de tonalidade das cores geram um efeito pixel a pixel da imagem perfeita.
As imagens bitmaps são as únicas que representam perfeitamente a realidade do que foi fotografado.

Imagem Vetorial

A arte vetorial é diferente do procedimento da criação em pixels individuais, são criados objetos, como por exemplo retângulos e círculos. Mas nada de coordenadas matemáticas, destas formas, o programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap (imagens rastreadas), e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento.

Nota: Conhecermos as diferenças entre Bitmap e Vetor são requisitos importantes durante a confecção de um elemento gráfico. Assim não traremos resultados desastrosos ao confundir esse paralelo como sendo uma coisa só.
0 comentários:
Postar um comentário